terça-feira, 12 de maio de 2009

DEPRESSÃO

DEPRESSÃO, DOENÇA DO SÉCULO?

Tenho observado nos últimos dias um fato que muito me tem entristecido. Pessoas que até ontem testemunhávamos seu sorriso e que hoje podemos encontrar pelas ruas com um choro estampado no rosto ainda que queira mostrar que é um sorriso. Não são poucas as situações, vivemos numa sociedade onde a chamada depressão invadiu palácios e guetos, ruas e praças, ricos e nobres, não há mais plebe quando o assunto é este miserável mal. Mas o que é depressão? De onde e por que vem?
Somos criaturas dependentes umas das outras, somos seres que a cada dia precisamos de um abraço amigo e, sobretudo de um par de ouvidos que nos queira escutar , somos seres criados para caminhar juntos e temos nos últimos tempos ensaiado uma vida que ainda não funcionou, temos treinado viver a individualidade onde o mundo gira em torno de nossa própria necessidade, um mundo onde o consumismo superar deve toda e qualquer barreira, um mundo onde preciso é superar o outro, um mundo do posso tudo e aquele que não consegue por si próprio superar suas barreiras é considerado um fraco.
Nesta sociedade de consumo os pais não podem mais escutar seus filhos, o tempo que deveria a eles ser destinados estão ocupados com preocupações acirradas com o amanhã, assim desde muito cedo é preciso aprender viver sozinho, criança não tem problema e quando chora são treinados a não chorar quando meninos, pois a regra é que homem que é homem não chora. Assim desde muito cedo vamos prendendo dentro de nossas mentes os sentimentos ruins, abafando-os sem que ao menos ao menos alguém os pudesse ouvir para nos ensinar a superá-los.
Quando meninas, (nisto iguala-se aos meninos) são hoje treinadas a ensaiar sexo, vai fazendo, use preservativo e quando encontrar a pessoa certa se quiser casar faça-o, ambos já passaram por várias mãos que se aproveitaram o quanto podiam. Objetos de treinamentos, vitimados de um mundo insosso, de um mundo que cresceu em boçalidade, um mundo onde tudo é colossal. Colossal também é a ilusão de que esta falsa liberdade proporcionou, ou seja, a ilusão de que a sociedade que vivemos é outra, que precisamos nos adaptar à sociedade nova, adaptar-se ao novo estilo de vida ponde tudo é permitido.
E a depressão onde entra em tudo isto? A depressão entra quando percebemos inconscientemente que fomos longe demais em busca de uma felicidade e que esta não pode ser encontrada, fomos usados, mas não fomos ouvidos, “transamos”, mas não conhecemos o sentimento que por um momento nos uniu, na verdade não houve sentimento senão uma vontade doentia de aproveitar o momento fazendo sexo tal qual animal irracional, agindo pura e simplesmente por impulso e por uma educação boçal liderada talvez pelos fabricantes de preservativos que precisam crescer financeiramente e este crescimento passa necessariamente pela venda de seus produtos. Liderada quem sabe pelos meios de comunicação que precisam ter tais fabricantes por clientes, e não a nós que somos o alvo, objetos de consumo.
A felicidade não está na corrida para a liberdade insana ou insensata, a felicidade consiste em me sentir bem agora e depois, preciso analisar o que farei, analisar o que me acarretará futuramente, no quanto tal atitude me ajudará crescer, ou fatalmente chegarei à idade adulta sem ter vivido, terei apenas existido para satisfazer vontades que nem sempre eram minhas. Existi tão somente para ser igual aos outros e assim jamais fui “eu” enquanto isto cresci em tamanho e idade e o que não conversei com meus pais ou amigos que não tive, preciso conversar com psicólogos ou similares a fim de descobrir não meu problema, mas descobrir quem sou eu. Sim , existe dentro de cada um de nós um eu que precisa ser descoberto, um eu que clama por viver sem ser usado, um eu que precisa ser feliz simplesmente sendo, existindo, vivendo. Não como egoísta, não é isto, mas sem ser o objeto que a sociedade de consumo treina para que sejamos.
Você pode ser feliz, depressão não pode ser mais forte que seu desejo de viver, depressão na verdade é um grito abafado da alma que quer viver feliz, o sentimento de querer dar cabo da vida não existe, entretanto se o alimentarmos fatalmente o faremos, o que você quer nesta depressão é acabar com a dor que sentes e não com a vida que tens, esta você ama, se assim não fosse, por certo não estaria passando por tamanha dor.
   Bora pra luta parceiro,e sucesso,acredite nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário